domingo, 3 de fevereiro de 2008

O Papel da TI na Sociedade

Riberval Saraiva da Silva



Desde a aurora das civilizações o ímpeto incessante do ser humano pela busca do conhecimento levou-o a aprimorar seus meios de comunicação.

No começo do que alguns pregam ser a quinta era da humanidade ocorre uma revolução jamais vista nos meios de comunicação disponíveis. Isso deve-se prioritariamente à invenção de uma nova ciência, um novo paradigma no estudo da transmissão da informação, a informática.

Há uma grande discussão acerca da abrangência dessa nova ferramenta de conhecimento. A Tecnologia da Informação, também conhecida pela sigla de TI, hoje permeia todos os campos científicos, estando presente em nossas vidas mesmo em funções imperceptíveis como um simples acender de luzes ou um revigorante banho quente.

Para adequar-se a essa nova etapa da evolução humana as instituições voltam-se cada vez mais para a informatização de suas atividades, procurando reduzir o tempo de seus afazeres diários através de programas de computador e parques de máquinas cada vez mais extensos e podoresos. Tal fato permite aumentar a eficiência na gestão de negócios e instituições diminuindo o custo de cada tarefa e o do seu produto final.

Na máquina pública a TI tem um papel igualmente importante, aumentando a transparência nos processos públicos e fiscalizando com maior rigor a sociedade com ferramentas de integração entre os três poderes e aumentando a capacidade de investigação das instituições de segurança pública com banco de dados e estatística apuradas.

A busca por conhecimento também é facilitada para as camadas mais baixas da sociedade, uma vez que se obtém a mesma quantidade de informações pelo mesmo custo, tanto para os ricos quanto para os pobres. A inclusão digital é uma meta a ser perseguida a qualquer preço a fim de dirimir a distância educacional entre as camadas mais ricas e mais pobres da sociedade.

As vidas dessa geração foram afetadas indelévelmente pela chegada da informática, e os recursos que ela oferece estão apenas na infância de seu potencial, tendo apenas pouco mais de meio século de existência.

Todo conhecimento está ao alcance de um click de mouse e assim caminhamos para o 3º milênio de exisistência com mais capacidade do que em nenhum outro momento na história para enterdemos a nós mesmos e ao próximo e a Tecnologia da Informação será motor para as mudanças no porvir.

Nenhum comentário: